Abel Ferreira condecorado pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D.Henrique

 


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entregou esta segunda-feira, 22 de março, a Ordem do Infante D. Henrique ao penafidelense Abel Ferreira, vencedor da Taça Libertadores e da Taça do Brasil pelo Palmeiras. 

A cerimónia decorreu na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, com as restrições necessárias face à pandemia de Covid-19.

Abel Ferreira recebeu a medalha de ouro da cidade de Penafiel no passado dia 3 de Março. 
Para Antonino de Sousa,Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “No sábado, o treinador Abel Ferreira elevou o nome de Portugal no panorama do futebol mundial. Em Penafiel sentimos um orgulho imenso nesta vitória. É uma conquista de um nosso conterrâneo, mas é também uma conquista de todos os penafidelenses, que apoiaram e torceram para que tudo corresse da melhor forma.

Abel Fernando Moreira Ferreira nasceu em Penafiel, a 22 de dezembro de 1978. Formou-se e tornou-se jogador profissional (como lateral direito) no FC Penafiel em 1997, onde ficou até 2000 quando se transferiu para o Vitória de Guimarães. Passou mais tarde por clubes como o SC Braga e o Sporting CP.

Depois de terminar a carreira como jogador, Abel Ferreira assumiu-se como treinador da equipa de juniores (sub-19) do Sporting com 34 anos de idade, onde conseguiu vencer o Campeonato Nacional de Juniores (época 2011–2012).

Em 2015, Abel Ferreira foi convidado para assumir o papel de treinador da equipa B do SC Braga, cargo que manteve até abril de 2017, altura em que foi promovido a treinador da equipa principal.

Já em 2019, Abel Ferreira foi anunciado como treinador principal do clube grego PAOK.

Mais tarde, em 2020, foi contratado pelo Palmeiras, o clube brasileiro ao serviço do qual acabou de se tornar campeão da Taça Libertadores e da Taça do Brasil.

Créditos foto- Rui Ochoa 

Comentários