Cidade de Penafiel celebra 254ºAniversário com várias iniciativas

 Município vai reconhecer diversas personalidades e entidades do Concelho na habitual Sessão Solene a 3 de Março

Programa de aniversário da Cidade contempla várias iniciativas

A Câmara Municipal de Penafiel volta a assinalar com várias iniciativas, a decorrer durante todo o mês de março, o Aniversário da Elevação da Cidade de Penafiel, que este ano completa 254 anos.

O ponto alto das comemorações é o dia 3 de março (domingo), que começa logo às 9h30 com o simbólico hastear da bandeira da cidade, seguindo-se, às 11h30, a eucaristia em memória dos autarcas e funcionários falecidos, na Igreja Matriz de São Martinho, que vai ser presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares.

A habitual Sessão Solene Evocativa do 254º Aniversário da Elevação de Penafiel a Cidade tem início marcado para as 15h30, no Museu Municipal. Na cerimónia vão ser atribuídas 3 Medalhas de Ouro do Concelho de Penafiel aos concidadãos: António Bernardo Aranha da Gama Lobo XavierJosé Fernando da Rocha Barros e Vitorino José Pereira Soares.

Por sua vez, as Medalhas de Mérito Municipais Douradas serão entregues a Ana de Oliveira Pommet, ao Grupo de Manobras dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa e, no ano em que se comemoram também 5 décadas do 25 de Abril, o Município de Penafiel vai também distinguir com esta Medalha 16 empresas penafidelenses com 50 ou mais anos de existência.

No dia seguinte (4 de março), pelas 14h30, a Biblioteca Municipal vai celebrar o 29º Aniversário com a Inauguração da exposição temporária “Uma viagem literária por Penafiel”, em parceria com o ISCE Douro.

As atividades associadas à celebração do Aniversário da Cidade vão continuar e, no dia 8 de março, às 18h, o Museu Municipal vai promover a Inauguração da Exposição Fotográfica “Guerra do Ultramar (1961-1975)” e a Apresentação do “Livro do Centenário”, em parceria com o Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes. No mesmo dia, às 21h, a Biblioteca Municipal acolhe a apresentação do livro “Entre o Claustro e o Palácio: Frei Inácio de São Caetano”, de Francisco Maria Braguês.

Inserida no programa “+ Saudáveis + Felizes” da Câmara de Penafiel e a fim de assinalar o Dia Internacional da Mulher, vai realizar-se, a 9 de março, pelas 9h, na freguesia de Castelões, uma Caminhada pela Mulher, com um percurso fácil de cerca de 7 Km.

Entre as iniciativas não poderia faltar a música. Assim, no dia 15 março, a Igreja da Misericórdia vai receber, às 21h, um Concerto da Banda do Exército do Destacamento do Porto, que se insere também na celebração do Centenário do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes.

O habitual Dia Municipal do Bombeiro vai decorrer no domingo de 17 de março.

Por fim, a programação encerra no dia 23 de março, às 21h, com a atividade “Via Sacra Encenada”, em parceria com a Paróquia de São Martinho de Penafiel, que terá início na Praça da República e término na Praça da Escritaria.

Notícia - Câmara Municipal de Penafiel | Fotografia- Riquezas e Tradições de Penafiel

Comentários