Paulo Gonzo, GARDN e Chico da Tina animam as Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel
O Cortejo do Carneirinho, a Cavalhada, os Bailes dos Ofícios e a Majestosa Procissão do Corpo de Deus, tradições únicas no país, voltam a sair às ruas!
Durante os 4 dias de festa não falta animação para todos os gostos! Desde a Noite de Bombos, Bandas Filarmónicas, fogo de Artifício, Dj Miguel Tika e até uma festa dos anos 80 com Berto Boss.Nestes dias, a cidade estará com um colorido diferente. Estandartes, bandeiras, pendões e iluminações festivas vão ornamentar as principais artérias de Penafiel.
As Festas da Cidade arrancam na quarta-feira, dia 29 de Maio, pelas 10h30, com o Cortejo do Carneirinho. Tradição única no país, que remonta a 1880, quando os alunos da casa escolar do professor Henrique de Carvalho, desfilaram com o cordeiro para o oferecer ao professor como sinal de gratidão e respeito. Hoje em dia, milhares de crianças cumprem a tradição e desfilam, entoando cânticos de alegria ao mestre, com o seu carneirinho pelas ruas, que segue enfeitado, a pé ou de carroça, para no final ser oferecido ao professor.
Pelas 21h30, realiza-se outra tradição única no país com mais de 300 anos. Sairá do Campo do Conde de Torres Novas, a Secular Cavalhada, em carro próprio puxado por uma parelha de cavalos, a Figura da Cidade irá apresentar cumprimentos à Câmara Municipal de Penafiel. Da varanda do edifício dos paços do concelho os autarcas ouvem com atenção o delegado do povo.
Ainda no decorrer da cavalhada atuam os Bailes dos Oficios, danças que já são referidas no tombo das festas nos Séculos XVII e XVIII, que retratam profissões e danças de tempos idos. Atuarão os seguintes Bailes- Baile dos Ferreiros; Baile das Floreiras; Baile dos Pedreiros; Baile dos Turcos e Baile dos Pausinhos.
Os Bailes têm como objectivo preservar a tradição das antigas ‘danças e invenções’ que, antigamente, constituíam a importante obrigação das corporações de ofícios. Recorde-se que, a tradição dos Bailes do Corpo de Deus esteve quase extinta durante o século XX, e foi recuperada a partir de 2008, com o empenho do município de Penafiel em estreita articulação com a comunidade local.
No campo da feira estarão presentes as tradicionais rulotes de comes e bebes, farturas e os divertimentos com carrósseis!
Na Quinta-feira dia 30 de Maio, Feriado Nacional, a Cidade de Penafiel veste-se de gala para celebrar o Corpo de Deus.
De manhã decorrerá a rececão de bandas de Paço de Sousa, Sebolido e Lagares com hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino NacionalÀs 09h45 os sinos das Igrejas da Cidade tocam a repique para anunciar a Missa Solene do Corpo e Sangue de Cristo, na Igreja Matriz às 11h30.
Às 10h45 a Banda Musical de Lagares dará concertos na Avenida Sacadura Cabral.
De tarde não faltará animação cultural pelas ruas da cidade com o ponto de partida pela Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe-Guimarães a dar entrada de honra.
Às 15h00 no Largo da Ajuda decorre o concerto com as Bandas de Música de Paço de Sousa e Sebolido. Tambem às 15h00 a Banda de Lagares volta ao palco da Avenida Sacadura Cabral. Decorre ainda a atuação de alguns dos Bailes pela avenida principal.
Atuará ainda, de forma espontânea, o Grupo Folclórico de Penafiel, em diversos pontos da cidade.
Durante a tarde decorrerá também a adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz a cargo de vários grupos da paróquia.
No adro do Santuário do Sameiro decorrerá a bênção do Santíssimo Sacramento à Cidade e ao Concelho de Penafiel, com largada de pombos e apoteose de morteiros. Momento de fé que é presenciado por milhares de pessoas. A procissão recolherá na Igreja Matriz.
Quadros Bíblicos da Procissão do Corpo de Deus
Uma das singularidades, que fazem da Procissão de Penafiel única no país, é a representação fiel da Vida de Cristo. Este ano e uma vez mais, serão recriados por centenas de adultos, ricamente vestidos e adornados que darão a conhecer vários episódios da vida de Jesus e da Igreja. Entre outros poderão ser vistos este ano, cenas como a anunciação, o nascimento de Jesus, a fuga para o egipto, as bodas de caná, os pescadores, a última ceia, o calvário e a paixão de Cristo.
Uma das singularidades, que fazem da Procissão de Penafiel única no país, é a representação fiel da Vida de Cristo. Este ano e uma vez mais, serão recriados por centenas de adultos, ricamente vestidos e adornados que darão a conhecer vários episódios da vida de Jesus e da Igreja. Entre outros poderão ser vistos este ano, cenas como a anunciação, o nascimento de Jesus, a fuga para o egipto, as bodas de caná, os pescadores, a última ceia, o calvário e a paixão de Cristo.
A Noite do dia de Corpo de Deus será abrilhantada pelo concerto das Bandas de Música do concelho no Largo da Ajuda. Momento sempre aguardado por centenas de pessoas.
O Dia de Corpo de Deus encerra às 23h45 com grandiosa sessão de fogo-de-artifício, na encosta do cavalum, que promete encher de cor e luz os céus da cidade.
Às 22h00 sobe a palco o Jovem talento GARDN.
Às 22h45 o grande concerto da noite com o famoso artista CHICO DA TINA, que promete atrair milhares de jovens, num espetáculo arrebatador e único.
A noite termina com o conceituado DJ Penafidelense Miguel Tika.
No Sábado, dia 1 de Junho, às 21h30 as ruas de Penafiel vai vibrar ao som de dezenas de grupos de bombos para a tradicional Noite de bombos!
Às 22h45 sobe ao palco do campo da feira o cabeça de Cartaz das festas de 2024! Paulo Gonzo, nome incontornável da música portuguesa vai apresentar novos temas e recordar sucessos que toda a gente conhece, como " Sei te de cor", "Jardins proibidos" e "Leve beijo triste".
As festas terminam com a atuação de Berto Boss com a espetacular festa dos anos 80 pela noite dentro!
Comentários