Maior Procissão do Corpo de Deus do País volta a sair às ruas da Cidade de Penafiel

Maior Procissão do Corpo de Deus do país sai dia 30 de Maio às ruas da Cidade de Penafiel

Dezenas de milhares de pessoas esperadas para assistir. 
Centenas de figurantes vão recriar quadros bíblicos

Milhares de pessoas esperadas em Penafiel, para assistir à Procissão do Corpo de Deus, diz fonte da Comissão de Festas.

No próximo dia 30 de Maio, às 17h30, sairá para as ruas da Cidade de Penafiel a maior Procissão do Corpo de Deus de Portugal e considerada única no país, por manter o cortejo profano, datada desde 1540. 
Nela tomarão parte os bailes dos ofícios, a bicha serpe, o estado de S.Jorge com o seu estado maior de comitiva de cavaleiros à Século XV, o boi bento, o Carro Triunfal, as 38 cruzes das paróquias do concelho, os bailes tradicionais, estandartes, confrarias e irmandades da cidade, quadros Bíblicos recriados por centenas de figurantes, corpo eclesiástico, comunidade da catequese, entidades civis e religiosas, Pálio com Santíssimo Sacramento. 
Na procissão participam ainda a Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe, Guimarães, e as Bandas de Música de Lagares, Sebolido e Paço de Sousa.
Com cerca de 4km de extensão, o trajeto a percorrer será adornado por colchas estendidas nas varandas como sinal de respeito. No adro do Santuário do Sameiro decorrerá a bênção do Santíssimo, com largada de pombos e apoteose de morteiros. 

A novidade deste ano é a participação dos Ranchos Folclóricos do Concelho. Cada grupo será representado por alguns elementos vestidos com o melhor traje para prestar devoção ao Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Os grupos integram a parte profana da procissão.

Quadros Bíblicos da Procissão do Corpo de Deus 
"Há pessoas a preparar-se durante meses para a personagem que vão encarnar"

Uma das singularidades, que fazem da Procissão de Penafiel única no país, é a representação fiel da Vida de Cristo. Este ano e uma vez mais, serão recriados por centenas de adultos, ricamente vestidos e adornados que darão a conhecer vários episódios da vida de Jesus e da Igreja. Entre outros poderão ser vistos este ano, cenas como a anunciação, o nascimento de Jesus, a fuga para o egipto, as bodas de caná, os pescadores, a última ceia, o calvário e a paixão de Cristo. Por ser ano Mariano, os quadros bíblicos terão como principal tema, as alegrias e dores de Nossa Senhora.
Este ano são esperados cerca de centenas de figurantes.

Reveja algumas imagens de anos anteriores! 









Comentários