No passado Domingo dia 12 de Agosto, a tradição cumpriu-se em Penafiel com a Majestosa Procissão em Honra de São Roque, advogado da fome, da peste, dos inválidos e dos cirurgiões.
Segundo nos conta a História, Roque nasceu em Montpellier em 1295, e a sua Santidade foi premeditada pois nasceu com um sinal avermelhado em forma de cruz no peito.
Roque cedo ficou órfão e herdou uma enorme fortuna. Depois de atingir idade mais adulta entregou toda a sua riqueza aos pobres e aos mais necessitados e viajou para Roma.
Nessa gruta surgiu um a fonte de pura água cristalina que lhe matava a sede abrasadora, e todos os dias aparecia um cão para lhe levar um pãozinho e lhe lamber a ferida e os bubões da peste.
Um dia o dono do cão seguiu-o e deparou-se com Roque. Ao saber a sua história, o dono do cão, também rico, entregou tudo e fez-se peregrino.
Depois de se curar, Roque dirigia-se aos hospitais e fazendo apenas o sinal da cruz todos os doentes da peste ficavam curados.
Mais tarde Roque ao voltar para a sua terra Natal não foi reconhecido e foi preso como um espião.
Acabaria por morrer à fome abandonado por todos.
Quando se desfizeram das roupas, viram o sinal no peito em forma de cruz e aperceberam-se que tinham morto Roque.
Em Penafiel a sua Capela existe pelo menos desde 1580. Por volta de 1755 a Peste dizimava as terras de Arrifana de Sousa, então para evitar o contágio, os empestados eram colocados no adro da capela e aí ficavam a cargo de Frei António da Ressurreição, que ia diariamente à ponte de cepeda buscar-lhes alimentos e medicamentos. Mais tarde foi sepultado num túmulo que se situa nas traseiras da capela e que tem estatuto de Monumento Nacional. Também desde 1890 que na Cidade se realizam as Festas do São Roque, em que o Ponto alto é a Majestosa Procissão. 2012 não fugiu à regra, e o Padroeiro dos Cirurgiões e contra a peste voltou a percorrer as ruas da Cidade. Este ano a Procissão, além das figuras Bíblicas, estandartes, andores de NªSªFátima, Santa Luzia, São Sebastião e São Roque, contou com a presença da Irmandade da Misericórdia de São Roque de Lisboa. Ficam algumas fotografias e alguns vídeos:
Andor de São Sebastião
Irmandade da Misericórdia de São Roque de Lisboa
Algumas fotografias do andor de São Roque
Pálio
Andor de São Sebastião
Comentários